11 de set. de 2011

Iniciando seu próprio negócio - Representação


Como começar

1. Aproveite eventos e encontros para aprender a vender os produtos.

2. Encare a atividade como sua profissão - tenha um horário diário para se dedicar, como se fosse uma jornada de trabalho.

3. Comece oferecendo para amigos, parentes, no trabalho, na faculdade...

4. Peça a cada um desses clientes que indique mais uma pessoa de confiança para quem você possa oferecer os produtos.

5. Deixe catálogos com seu nome e telefone em cabeleireiros, lojas... Ah, e não se esqueça de agradar as donas com brindes!

6. No começo, o ideal é ter mais clientes e uma margem menor de lucro: compensa vender R$ 10 por pessoa e ter 50 clientes do que o inverso.

7. Se alguém que você não conhece muito bem fizer um pedido enorme e você ficar com medo de não receber, diga que a empresa estipula uma cota pequena para revendedores iniciantes e que você já a estourou. Sugira que se divida a compra ou que seja paga a vista para que a distribuidora aceite o pedido.

8. Reserve um espaço agradável para receber clientes. É péssimo, por exemplo, escolher produtos enquanto crianças fazem barulho no mesmo ambiente.

9. Crie um panfleto  eficaz e distribua em locais onde seu público algo frequenta (comércio e residências) destaque seus diferenciais e sua disponibilidade em pronto-atender (site, telefone, e-mail)!
10. Durante as vendas, estar bem arrumada e usar os produtos que vende trnasmite credibilidade e sintonia com seu discurso de venda! 


11. Dedique-se aos clientes - anote todos os produtos que eles preferem. Assim que entrarem em promoção, ofereça: isso garante a venda e deixa a clientela satisfeita com sua prestação de serviço (é isso que diferencia você dos outros representantes dos mesmos produtos).


12. Fique atenta às promoções do distribuidor: ao comprar mais barato, você vende pelo preço normal e lucra mais! 


13. Invista na pronta-entrega: sempre surge algum cliente que foi pego de surpresa com uma festa e precisa presentear. Isso costuma ocorrer em datas comemorativas. 


14. Produtos do seu estoque encalharam? Faça cestas baratas e venda-as em reuniões e bingos. Você lucra com as peças e ainda demonstra produtos novos. Mas atenção ao prazo de validade! 


15. Se uma cliente comprou algum produto com defeito, ajude a efetuar a troca e a reclamar no SAC. Isso criará um laço de confiança entre vocês!

DICAS PARA SER UM VENDEDOR BEM SUCEDIDO



Características de vendedores de sucesso

1. São persistentes.

Vender ou gerenciar seu próprio negócio requer uma grande dose de persistência. Os obstáculos aparecem freqüentemente em sua frente porém a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que alcançará. As pessoas mais bem sucedidas em qualquer ramo de negócios aprenderam como lidar com os obstáculos que se apresentam em seu caminho. Elas procuram por novas soluções, persistem e nunca desistem.

2. Bons vendedores sabem definir objetivos. 

Bons vendedores sabem o que querem realizar e como planejar para alcançar seu objetivo. Eles definem os objetivos de uma forma específica, motivadora, viável embora desafiante e com datas bem definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam ações diariamente para alcança-los.

3. Bons vendedores sabem fazer as perguntas-chaves

Os melhores vendedores fazem várias perguntas aos seus clientes (atuais e futuros) para determinar sua situação atual e as necessidades de compras. Eles sabem que a melhor forma de apresentar seus produtos ou serviços é descobrir os objetivos, preocupações e hesitações dos seus clientes. Isto permite que efetivamente discutam as características e benefícios do produto ou serviço que melhor se adaptam ao cliente.

4. Bons vendedores sabem ouvir

A maior parte dos vendedores faz uma pergunta e depois eles mesmos respondem a pergunta ou continuam a falar em vez de esperar uma resposta do cliente. Os bons vendedores sabem que seus clientes informarão tudo que necessitam se tiverem a oportunidade de falar. Sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com bastante atenção e até tomar nota das respostas e resumi-las posteriormente. Eles sabem que o silencio é de ouro.




5. Bons vendedores são apaixonados pelos seus produtos

Eles amam sua empresa e mostram seu orgulho falando sobre seus produtos ou serviços. Quanto mais entusiasta for em relação à sua carreira, maiores serão as chances de sucesso pois quando se ama o que está se fazendo mais esforço colocamos neste trabalho. Quando somos entusiastas sobre produtos ou serviços que vendemos, este entusiasmo brilhará em cada conversa que terá.

6. Vendedores bem sucedidos são entusiastas

Bons vendedores tem sempre uma atitude positiva e seu entusiasmo é contagiante, mesmo durante períodos difíceis. Eles raramente falam negativamente sobre sua empresa ou negócios. Quando enfrentam situações negativas ou ruins eles focalizam em pontos positivos.

7. Bons vendedores assumem a responsabilidade pelos resultados.

Se não conseguem atingir as cotas eles não culpam problemas internos ou a economia ou a concorrência. Eles sabem que somente suas ações determinarão os resultados e sabem fazer o que é necessário.

8. Bons vendedores trabalham muito.

A maior parte das pessoas quer alcançar o sucesso porém não estão preparados para trabalhar muito para conseguir alcançar seus objetivos. Os grandes vendedores procuram negócios e não esperam que os negócios venham até eles. Normalmente iniciam a trabalhar bem mais cedo que seus colegas; telefonam mais; contatam mais clientes em potencial; conversam mais com pessoas e fazem mais apresentações de vendas do que seus colegas.

9. Bons vendedores sempre estão em contato com seus clientes.

Eles sabem que o contato constante ajuda a manter os clientes. Assim, usam vários artifícios para sempre estar em contato com os clientes. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário etc. Telefonam e programam cafés da manhã, almoços etc. Enviam artigos importantes para seus clientes e, também, boletins informativos (newsletters). Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente de seus clientes.

10. Bons vendedores sabem demonstrar o valor dos seus produtos e serviços.

O mundo de negócios hoje é muito competitivo e muitos vendedores pensam que somente o preço é o fator motivador. Bons vendedores sabem que o preço é um fator importante em toda venda entretanto é raramente o único fator na escolha de um produto ou fornecedor. Eles sabem que um comprador bem informado baseia muito de sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor. Sabem como valorizar o seu produto para cada cliente ou comprador.

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