13 de nov. de 2009

Conversa de Vendedor


por: Luciano A Serrano

Você que é vendedor, supervisor, gerente de vendas, enfim, você que atua na área comercial, me responda a seguinte pergunta:

Quando foi à última vez que você conversou sobre VENDAS?

Não me leve a mau, pois apesar de você poder achar absurda essa pergunta, essa é a mais pura constatação. Tenho visitado, constantemente, diversas equipes de vendas e observo muita preocupação com assuntos como: metas, volumes, inadimplência, retorno de investimento, positivação, devolução, aumento de preço, vencimento de produtos, etc. Esses são temas importantes e constantemente devem ser abordados em todas as equipes de vendas, porém estou me referindo a falar de VENDAS!

Reflita comigo: Quando foi a última vez que você conversou com seus colegas ou com outros (vendedores, supervisores, gerentes) sobre a arte de vender?

Conversar sobre como vender mais, para mais pessoas, mais produtos, vender mais para quem já compra, vender para quem ainda não compra seus produtos, vender com maior valor e menor prazo, atrair mais a atenção do consumidor final para nossos produtos, conversar sobre como disponibilizar os lançamentos de produtos para que o mercado conheça e sinta o impacto do desse lançamento e como causar esse impacto, sobre todas as constantes oportunidades de fazer mais e melhor, aumentando suas vendas.

Quando foi que você vendedor perguntou para seu supervisor sobre como conseguir vender mais em tal cliente? E você supervisor, quanto foi à última vez que explicou aos seus vendedores que se tal produto for apresentado de tal maneira a tal preço junto com tal argumento a venda irá melhorar, ou quando explicou TODAS as características de um produto de forma detalhada, diferenciando-o dos concorrentes e instruindo como apresentá-los de forma convincente para aumentar as vendas?

Falar de vendas é conversar espontaneamente sobre como VENDER, é contar casos vividos de sucesso em negociações difíceis é compartilhar experiências sobre o que falar o que não falar, o que já deu certo, o que é preciso fazer para vender para um tipo de cliente com esse ou aquele perfil ou como expor nossos produtos para atrair mais a atenção dos consumidores. Esse deve ser o clima de vendas de toda e qualquer equipe que se propõe a executar essa verdadeira ARTE, a arte de vender!

O verdadeiro vendedor não se limita pois sabe que argumentos são necessários para qualquer negociação. O bom vendedor sabe que é um verdadeiro vendedor ou quem só está ocupando a vaga e vendedor. Ele percebe isso entre seus colegas, ou quando vai comprar algo. O bom vendedor não perde nenhuma oportunidade para negociar e conquistar um desconto ou algum prazo ou de fazer a melhor negociação possível; pois a negociação está no seu sangue!

Quando o bom vendedor recebe uma ligação de telemarketing tentando vender-lhe algo, ele procura prestar mais atenção nos argumentos utilizados, coloca objeções e observa como elas são contornadas; procura absorver as técnicas que podem ser reutilizadas em suas próprias vendas. O bom vendedor comemora cada venda realizada e detesta apenas tirar pedidos (pois isso qualquer moleque pode fazer, mas não um bom vendedor). O bom vendedor procura conhecer os bons negociantes da sua cidade e observa-os para aprender. A arte de vender está em todo lugar e requer uma aguçada capacidade de observação.

O bom vendedor sabe muito bem disso e fica atendo. Fique atento fale mais sobre VENDAS e SUCESSO!!!

O tio Tonico

Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, disse: -Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um ...