16 de fev. de 2011

Dicas de abordagem para vender mais, melhor e sempre!


Antes de buscar técnicas que ajudam a vender devemos conhecer muito bem e nunca praticar as técnicas que atrapalham a vender, portanto vamos tratar dessas e completá-las com a postura mais assertiva:

1- Nunca aborde seu cliente com a frase: “POSSO AJUDAR?!” Essa frase limita toda sua atuação de venda em no máximo 50% e diminui para praticamente 0% sua próxima abordagem ao mesmo cliente. Ao invés disso busque deixá-lo à vontade dizendo: “Seja bem vindo (a)!” ou “Fique a vontade!” e complete “Qualquer ajuda necessária meu nome é__________ estou a sua disposição!”

2- Não fique seguindo o cliente na loja, para não passar a impressão que ele fosse fazer algo errado. Ao invés disso deixe-o livre para curtir o ambiente que você preparou com tanto amor e carinho para recebê-lo, mas mantenha contato visual sempre com um sorriso no rosto, caso ele necessite de sua ajuda.

3- Não julgue o cliente pelas roupas ou palavreado, nunca limite seu cliente. Ao invés disso considere que se ele foi até você é porque existe um real interesse em adquirir seus produtos ou serviços, que se não for hoje será amanhã, e quando for ha hora ele deve lembrar-se de que você fez um excelente atendimento e irá fechar negócio com você.

4- Se perguntar se ele tem ou não dinheiro nunca deve passar pela mente de um verdadeiro vendedor (a), pois essa é uma preocupação única e exclusiva do cliente, portanto não o limite, ofereça (quando necessário) outras formas de pagamento/parcelamento.

5- Nunca prometa aquilo que não pode cumprir, pois esse é o pior erro que um vendedor (a) pode cometer se não souber deixe claro que não sabe e busque saber, mas não iluda seu cliente; essa postura embora possa ser considerada por alguns como fraqueza, na verdade irá reforçar sua credibilidade e essa credibilidade é uma das maiores virtudes do verdadeiro vendedor (a).

6- Saiba fornecer o máximo de informações verdadeiras sobre seus produtos e seu mercado de atuação, leia muito e fale somente quando seu cliente demonstrar interesse em saber, porém tome muito cuidado com a maneira que irá falar, para não ser arrogante ou demonstrar soberba por saber mais que o outro.

7- Mantenha algum tipo de registro sobre seus clientes (nome, do que gostam, do que não gostam, contato para oferecer alguma vantagem como descontos, eventos, etc.) pois assim ele perceberá que você se lembra dele e está preocupado em atendê-lo de uma melhor maneira em relação aos outros vendedores.

8- Evite se distrair enquanto estiver esperando chegar cliente ou quando a loja estiver vazia, aproveite esse precioso tempo para rever mentalmente seus últimos atendimentos, arrume a loja, ajude outra pessoa da sua equipe, leia, mentalize, tudo isso sem se distrair; pois quando o cliente se aproximar dê tudo de si (no bom sentido) para que seja um momento único que proporcione uma experiência inesquecível, prazerosa e que com certeza a pessoa vai querer vivenciar novamente com você.

9- Nunca fale mal dos clientes, precisamos dele e quando falamos mal deixamos claro nossa incapacidade de entender e satisfazer seus clientes, portanto mantenha seu foco no que realmente interessa, vender hoje, amanhã e sempre, com qualidade e diferenciais. Não seja igual aos outros vendedores, não seja previsível e crie sua identidade em vendas.

10- Acredite em você, busque sempre melhorar pois você sempre pode mais, melhor e sempre; supere-se e seja indispensável pois assim será valorizado e reconhecido!
Sucesso!!!
Luciano A Serrano

O tio Tonico

Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, disse: -Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um ...