
Dentro de uma empresa há pessoas que com o seu talento remam para o barco andar e outras que batem com o remo na cabeça de quem está remando. Isso mesmo. São os que não fazem nada e criticam aqueles que fazem. Criticam para diminuir o sucesso do outro e assim justificar os seus fracassos. Isso eu vejo em lojas, em escolas, em cidades com o povo, na política, no futebol e etc.
Quem faz aprende, quem aprende cresce. Ninguém chega ao sucesso sem experiência, sem saber fazer bem feito. E isso se conquista com tentativas. Sim, várias tentativas. Vários erros e acertos. Mas principalmente se conquista com comprometimento. Jogar, lançar-se naquilo que você está fazendo.
Seja qual for o seu trabalho, faça bem feito, faça além do que é pedido.
Faça com amor e faça da melhor maneira possível. Com isso você irá aprender e quem sabe tem poder. Isso se chama de experiência. Um grande executivo só é contratado para salvar uma empresa da falência se fez uma boa experiência nas empresas que ele trabalhou.
Se você hoje fosse chamado por uma grande empresa para ensinar e explicar para as pessoas como ter sucesso na sua função, você saberia apontar o caminho? Que fatos concretos você teria para contar e justificar as suas palavras?
Pergunto isso porque é o que acontece na maioria dos recrutamentos. O recrutador não quer saber quanto tempo você esteve numa empresa ou numa função, MAS SIM O QUE VOCÊ FÊZ, QUE RESULTADOS VOCÊ TROUXE PARA ESSA EMPRESA, PARA O SEU SETOR. A maioria sempre acha que fez o máximo, que está fazendo o máximo. Mas nem sempre é assim.
Um vendedor aprende quando a cada mês e a cada ano aumenta suas vendas, aumenta seus clientes e aumenta o seu faturamento. O que fez de novo para isso? O que criou? Que ações novas? Que idéias novas? Esse novo, é que faz a experiência. Um professor cresce quando cria técnicas novas para envolver e motivar os alunos, para estudar, para ler, para aprender. Um funcionário cresce quando pensa, quando participa com idéias de melhorias.
Hoje qual é a sua experiência no seu ramo? Que histórias você tem para contar? O que você já fez de concreto que o torna merecedor de alguma coisa? Nunca faltou o trabalho? Sempre chegou no horário? Nunca errou nada? Isso é bom, mas não é o suficiente. Você acrescentou alguma coisa? Colaborou em alguma coisa?
Pense nisso meu amigo, e faça uma boa experiência. Seja bom naquilo que você faz. Vá além. Crie. Renove e inove. Tente de uma maneira diferente. Dizem que Thomas Edison tentou quatorze mil vezes para inventar a lâmpada. Ao ser questionado por um jornalista se sentia ter fracassado depois de dez mil tentativas ele respondeu que apenas tinha descoberto dez mil maneiras de não dar certo, e que estava procurando uma maneira melhor. E ele encontrou. Encontre você a sua, amigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário