28 de mai. de 2013

MEMÓRIA DE ELEFANTE!


Qual a melhor forma de memorizar algo?


Como fazer para conseguir reter e principalmente lembrar a informação no momento oportuno?



Após ler esse texto, você terá a fantástica capacidade de memorizar tudo àquilo que precisar (caso ainda não utilize a ferramenta que iremos apresentar).



Existem técnicas de memorização que se aprendidas, exercitadas e lembradas podem e devem ser utilizadas pois trazem benefícios para a memória. Há também a possibilidade de se utilizar gravadores de voz e até de vídeo que registram tudo e mais um pouco (hoje tem até programas para telefones celulares disponíveis com esses recursos) mas seu uso também necessita de aprendizado.



Porém a minha dica, da melhor forma de memorizar informações deixando-as acessíveis constantemente sem depender de baterias ou outros recursos mais elaborados creio ser mais simples, prática e objetiva.



Há essa altura você já teve estar imaginando qual será a minha dica! Não é novidade, não é digital e tão pouco nano... estou falando dos bom e velho papel e caneta!



Anotar, escrever o que estamos recebendo de informações de forma pessoal, é a melhor ferramenta para lembrar-se das informações, pois além de poder facilmente consultar (basta abrir o caderno) e envolver um número maior de sentido no processo de reter a (informação: Audição, tato e visão) é feita por você, com a sua linguagem específica e com os pontos que você está apontando e destacando.



Tenha o hábito de ter sempre a mão duas simples e acessíveis ferramentas de memorização: Papel (Caderno, agenda, bloco de notas) e caneta e garanta (caso utilize) uma memória de Elefante!

22 de mai. de 2013

Você devolveria o Peixe?!

Era uma linda noite de lua cheia, que antecedia a abertura da temporada de pesca. O pai levou seu filho de 11 anos para aprender a pescar no lago próximo ao chalé da família. No trapiche, o menino demonstrando habilidade colocou a isca no anzol e o lançou para o lago. Logo, o caniço ficou pesado, depois o caniço vergou... Então, ele teve certeza de que havia pescado seu primeiro peixe. Com todo cuidado, o menino puxou e tirou da água um enorme e lindo peixe.
O pai, todo orgulhoso, olhou o menino e depois para o peixe. Porém, neste instante ele sabia que aquele tipo de peixe só podia ser pego durante a temporada. O pai acendeu um isqueiro,
percebeu que faltava pouco menos de duas horas, para abertura da temporada. Então, começou um diálogo com o seu filho que se deu dessa forma:
- Filho, é importante que você devolva o peixe ao lago.
- Mas, papai olha que peixe lindo...
- Meu filho, vai aparecer outro.
- Pai, mas não será tão bonito como este.
- Meu filho, a temporada de preservação começou, devolva o peixe ao lago.
- O garoto ficou descontente e olhou à volta do lago. Como não havia outros pescadores ou embarcações à vista, insistiu, dizendo: Pai, eu sei que vai aparecer outro, mas não tão bonito e tão grande quanto este. Olha só pai, está tudo escuro, não tem ninguém aqui por perto, ninguém vai ver.
- O pai, um líder verdadeiro, mais uma vez com olhar convicto e voz firme disse: Filho é importante que você devolva o peixe ao lago. Vai aparecer outro.
Neste instante o menino já sabia que pela firmeza do olhar e pelo tom da voz do seu líder, não tinha mais negociação.. Então, com cuidado, ele tirou o anzol da boca do lindo e enorme peixe devolvendo-o ao lago. O peixe se movimentou rapidamente e desapareceu. Naquele momento o menino teve a certeza de que jamais pegaria um peixe tão especial quanto aquele.
Meus comentários:
Isso aconteceu nos EUA, há mais de 40 anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O lago ainda está lá e se tornou o lugar onde ele leva seus filhos para pescar. A sua intuição estava correta, nunca mais conseguiu pescar um peixe tão bonito como o daquela noite.
Porém, ele sempre vê aquele peixe todas as vezes que necessita tomar alguma decisão que envolva vencer ou perder ou quando se depara com questões que exijam caráter e ética. Esse é um menino soube aproveitar a pequena oportunidade que teve e se tornar um arquiteto vencedor.
Porque o seu pai um - líder verdadeiro - lhe ensinou lições eternas:
· O líder verdadeiro é sempre a mesma pessoa. No claro e no escuro, quando ninguém está olhando;
· Para vencer é preciso diferenciar o certo do errado e sempre escolher fazer o que é certo, pois atitudes certas como esta só é possível quando, desde criança, se aprende com líderes verdadeiros a devolver o peixe ao lago.
Para vencer é preciso ter caráter e ética; pois o
·
caráter e a ética são como dinheiro e ouro, tem o mesmo valor em qualquer parte do nosso planeta.
No nosso dia-a-dia, tanto na vida pessoal como na profissional, podemos escolher como vamos nos comportar diante das mais variadas situações, pois há uma espeço com um mundo de opções entre o estímulo que nos atinge e a reação que escolhemos ter e é neste espaço que o caráter e a ética se apresentam. Então saiba que a ética é o que você faz quando todo mundo está olhando e o que você faz quando ninguém está olhando chama-se caráter.
Reflita!

11 de mai. de 2013

DOUTORADO EM ESTRATÉGIA...

Zezão parou o caminhão na frente da loja do Seu Kaled e falou:

- Seu Kaled, tem aqui um caminhão de arroz sem nota pela metade do preço, o senhor aceita?

- Claro que Kaled aceita - e vira-se para o filho.

- Kaledinho, vai bra esquina e se abarecer fiscal vem corendo avisar babai.

Começam a descarregar e, no meio, aparece Kaledinho:

- Babai!... Fiscal vem vindo!!!

- Bára tudo e volta caregar - grita Kaled.

Chega o fiscal:

- Venda grande não é seu Kaled?

- Ôh ôh, melhor venda do ano que Kaled feiz...

- E isso aí tem nota?

- Ainda num tem nota borquê Kaled está esberando carega bra ver quanto mercadoria cabe na caminhon... daí, Kaled tira nota.

- Não pode! diz o fiscal. A nota fiscal tem de ser emitida antes de carregar!

- Ah!.... Antão bára tudo, que Kaled non qué brobrema com receita!...

- Volta, volta, descarega tudo caminhón e guarda lá dentro do loja.

10 de mai. de 2013

Professor O Julgamento

PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO
(Jô Soares)
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor! Se É jovem, não tem experiência. Se É velho, está superado. Se Não tem automóvel, é um pobre coitado. Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'. Se Fala em voz alta, vive gritando. Se Fala em tom normal, ninguém escuta. Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'. Se Precisa faltar, é um 'turista'. Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Se Não conversa, é um desligado. Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato. Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor. Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno. Se Escreve muito, não explica. Se Explica muito, o caderno não tem nada. Se Fala corretamente, ninguém entende. Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Se Exige, é rude. Se Elogia, é debochado. Se O aluno é reprovado, é perseguição. Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
Se Não conversa, é um desligado. Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato. Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor. Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno. Se Escreve muito, não explica. Se Explica muito, o caderno não tem nada. Se Fala corretamente, ninguém entende. Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Se Exige, é rude. Se Elogia, é debochado. Se O aluno é reprovado, é perseguição. Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É ........ o professor está sempre errado, mas se conseguiu ler até aqui, é graças a ele!

5 de mai. de 2013

Analise de Aroldo Dutra Dias

Aroldo Dutra Dias comenta que: O maior problema do ser humano é ter certeza quando está errado. O maior discurso da ignorância é ter razão de tudo, e o maior discurso da sabedoria é não ter certeza de nada pois assim sempre busca entender e aprender. Deus fala com a gente pelo coração e quando abrimos o coração (mesmo em desespero quando nos assumimos incapazes de lidar com os desafios da vida) ouvimos a vós Divina que existe dentro de nós; nos tornando assim permeáveis ao Amor do Pai Celestial.
O Amor não tem razão (Drumond de Andrade escreveu as sem razões do Amor) ele se basta e é irracional porém é a água viva de Jesus em nossas vidas que definitivalente sascia a nossa sede de vida.
Deus nos fala através das pessoas e das circunstâncias em nossas vidas.

1 de mai. de 2013

Punição X Educação diferenças significativas

Atualmente a legislação de trânsito é rigirosa e abrangente no que diz respeito a autuação com multas. Mas como estão sendo realizados investimentos na educação prévia  que atua na prevenção  e não  na repreensão?! Na imagem dessa postagem podemos observar que para a fiscalização e para a multa o cinto de segurança está garandido (o condutor não será multado pela falta de uso do cinto de segurança)  porém será que ele está educado? O que levou esse motorista a usar o cinto sobre seu corpo sem engatar garantindo assim a sua segurança?!  E não  é defeito do cinto, pois nem tentar prender ele tentou.
A busca da eficácia está em atender o recebimento de multas ou de educar o comportamento dos cidadãos! Reflita nas ações que estão ao seu alcance e faça a diferença  de forma positiva na vida das pessoas!

O tio Tonico

Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, disse: -Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um ...