8 de nov. de 2013

Mais um Ano Graças a Deus! Saibamos escolher!

 
Cada ano que se inicia é um livro com páginas em branco da história de nossas vidas, que iremos escrever com nossas escolhas!


Graças a Deus temos mais um ano chegando, um ano a mais onde podemos escolher:

Amar mais e odiar menos,
Sorrir mais e se aborrecer menos,
Ajudar mais e reclamar menos,
Acreditar mais e ser menos pessimista,
Ouvir mais e falar menos,
Agir mais e esperar menos,
Orar mais e se distrair menos,
Poupar mais e gastar menos,
Incentivar mais e criticar menos,
Servir mais e cobrar menos,
Trabalhar mais e se vitimar menos,
Alegrar mais e magoar menos,

Lembre-se: o ano é feito de meses, esses são feitos de dias e dias são feitos de horas, aproveite para rever suas atitudes, ações e reações, um minuto de cada vez pois, assim seguindo, fará do novo ano um ano novo realmente.

Assim seja!

7 de out. de 2013

10.000 HORAS


Ontem saí para comer um sanduíche, e ao pegar o cardápio para realizar meu pedido, perguntei qual das opções tinha frango. A resposta do garçom foi rápida: "Não sei, pois comecei hoje. Ainda não conheço os pratos, tá tudo em inglês". Ao correr os olhos pelo cardápio vi que o bicho pegava: CheaseChicken, Cheaseburger, Hamburger, French Fries, Petit Gateau, Green Salad... Certamente, ninguém tinha preparado aquele garçom em relação aos pratos, nem pago algum curso de Inglês ou Francês. "Não sei. Comecei hoje!"... Fiquei com essa frase na cabeça.

Mês passado, aconteceu um dos maiores clássicos dos pesos médios no UFC (Ultimate Fighting Championship), entre Anderson Silva e Vítor Belfort, dois brasileiros campeões mundiais. Anderson liquidou a luta aos 3 minutos e 25 segundos com um chute que passou pelo meio da guarda e acertou em cheio o queixo do Vítor. Um só golpe. Rápido, certeiro e decisivo. Vitória por nocaute. Ontem, ele revelou num programa televisivo que repetiu esse golpe 3000 vezes durante os treinos. Isso sem falar que esse foi apenas um entre centenas de golpes treinados milhares de vezes.

Malcom Gladwell em seu livro intitulado "Fora de Série" revelou que pessoas consideradas como fora de série acumulam 10.000 horas de treinamento antes de serem consagradas como geniais. Bill Gates, antes de fundar a Microsoft, já tinha quebrado cabeça muito mais do que 10.000 horas no desenvolvimento de programas para computadores. Mozart, que começou a compor aos 5 anos, acumulou mais de 10.000 horas de composições e apresentações até ser considerado um gênio da mús ica, aos 21 anos. A banda inglesa Beatles tocou mais de 1.200 horas num só Pub de Hamburgo, na Alemanha, quando estavam no começo da carreira.

Agora, o que tem a ver você com um garçom despreparado, o chute do Anderson Silva, sinfonias de Mozart, Beatles e Bill Gates? Tudo meu amigo! Seu sucesso ou fracasso depende de algo, certo? Não sei se são mil, dez mil, ou cem mil horas de treinamento, mas concordo que para alcançar alguma excelência no trabalho e carreira profissional, devemos treinar algumas horas por mês, semana ou dia. Treinando duro, repetindo, inovando, errando e tentando de novo até alcançar algum tipo de realização ou sucesso.

Eu não culpo o garçom. É natural alguém não saber algo quando começa. Ele começou hoje. Entendo! Estamos em 2011 e muitos patrões, diretores e gerentes ainda não aprenderam que devem treinar seu pessoal para atender seus clientes. Muitas pessoas também param no tempo e espaço e não se aprimoram por conta própria. É sempre muito cômodo culpar os outros pela falta de ação e iniciativa... "Sei não, posso não, quero não, meu patrão não deixa não. Não vou não". Mas você já parou para pensar que ainda não alcançou o sucesso porque o delegou para um patrão, gerente, esposa, pai ou outra pessoa?

Não tem preparo maior para o fracasso do que não se preparar para o sucesso. Disso não tenho dúvida. Você tem um dom? Ótimo! Experimente aprimorá-lo treinando no mínimo 10.000 horas. Você não tem um dom? Ótimo! Arrisque 10.000 horas em algo que você gosta de fazer e me diga depois o resultado. Ultimamente, tenho visto mais pessoas dedicadas, persistentes e lutadoras alcançar o sucesso do que talentosos que acham que não precisam de treino.

Existe uma diferença entre trabalho e treino. Você pode trabalhar 10.000 horas e não alcançar nada. Quando falo de treino, estou me referindo a aprimoramento e desenvolvimento. Trabalhar é fazer algo. Treinar é fazer algo melhor. Trabalhar é ser alguém na vida. Treinar é ser alguém diferente. Trabalho é prática. Treino são práticas diversas.

 
 Anderson Silva faturou aproximadamente 400.000 Reais por menos de 4 minutos de luta. Ou seja, 100.000 Reais por minuto. Agora, se fizermos outra conta e dividirmos 400.000 Reais por 3000 chutes, dará 133,33 Reais por chute treinado. E se dividirmos pelo número total de golpes ensaiados? Ou pelo número de horas treinadas na vida? Certamente, antes do primeiro chute, ele diria "Não sei. Comecei hoje". Após milhares de chutes e 10.000 horas de treinos, ele pode dizer "Sou campeão!".

Você acha 10.000 horas muita coisa? Vamos fazer uma rápida continha. 10.000 horas equivalem a 1000 horas em 10 anos, ou 20 horas por semana. Ainda considerando que você trabalha cinco dias por semana, são 4 horas por dia. Quantas horas você tem treinado nos últimos dias? Quantas horas você tem dedicado ao seu sucesso?
Vou fazer igual ao garçom. "Não sei. Comecei hoje!". Porém, hoje vou começar algo novo para mim. Comecei escrevendo esse artigo para mim mesmo, mas vou compartilhá-lo com vocês. Já pratiquei duas horas. Faltam 9.998 horas para conquistar o que almejo. Dê um chute certeiro em sua vida!
                                                                   (autor desconhecido)
 

1 de out. de 2013

A experiência do Consumidor

Atualmente observamos uma frequente busca na diferenciação de produtos visando agregar valor através de: diferenciar produtos nas embalagens, sabores, descrições, vínculos e associações. 

Muitas estratégias são lançadas para distribuidores e suas equipes de vendas, campanhas comerciais contagiantes são exibidas para os consumidores despertando seu interesse na experiência em consumir esse produtos diferenciado. 

Agora quando todo esses investimentos citados anteriormente culminam na tão desejada compra, quem garante que o produtos será oferecido da forma correta, no momento adequado, nas condições necessárias para que o consumidor tenha a percepćão de que vale a pena desenbolsar um valor maior para ter uma experiência melhor?!

A expectativa criada precisa ser plenamente atendida e, se possível, superada. Garantir que o desejo despertado seja saciado é a melhor campanha pois irá despertar a confiança e o desejo de quero mais. 




Como tem sido as consequências de suas campanhas? 

Todo esse prévio investimento pode dar bons frutos ou ir por água abaixo se seu produto Premium for servido num copo de requeijão, se o atendente disser que esse produto é igual ao outro que só muda a embalagem, ou se não for servido da forma adequada, etc.

Que tipo de materiais, orientações você está disponibilizando ao PDV? Como está fazendo isso? Com qual qualidade, frequência, eficácia?

10 de jul. de 2013

Revolução paulista Constitucionalista de 1932

Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista

Hoje, 9/7, São Paulo relembra 80 anos da "Revolução Constitucionalista", movimento armado que marcou a insurgência paulista à Revolução de 30.

 
  A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil

  Revolução Constitucionalista Em 1932, elite paulista reage à ditadura 
 
  Só que muita gente que comemora a data histórica não sabe o que ela significa. Diferentemente do que muita gente pensa, a revolução de 32 não queria separar o estado de São Paulo do resto do Brasil e sim obrigar o então presidente Getúlio Vargas a criar uma constituição para o país.

Soldados da cavalaria rondam as ruas de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932

No dia 9 de julho, o estado de São Paulo comemora o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. A data representa um marco importante na história do estado e do Brasil. O movimento exigiu que o país tivesse uma Constituição e fosse mais democrático.

Na época, Getúlio Vargas ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Julio Prestes nas eleições presidenciais de 1930. O período ficou conhecido como "A Era Vargas". A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. Podemos dizer que o Brasil teve quase uma guerra civil.

Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930). Alijada do poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do governo federal maior participação.

Como resposta, Getúlio Vargas não apenas se negou a dividir poder com os paulistas como ameaçou reduzir seu poder dentro do próprio estado de São Paulo, com a nomeação de um interventor não paulista para governar o estado. Os paulistas não aceitaram as arbitrariedades de Getúlio Vargas, o que levou ao conflito que opôs São Paulo ao resto do país.

Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o MMDC
 
Vários jovens morreram na luta pela constituição. Entre eles, destacam-se quatro estudantes que representam a participação da juventude no conflito: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o célebre MMDC. O movimento marcou a vida de outros milhares de paulistanos e brasileiros.

Governistas X constitucionalistas
No dia 9 de julho, o Brasil assistiu ao início de seu maior conflito armado, e também a maior mobilização popular de sua história. Homens e mulheres - estudantes, políticos, industriais- participaram da revolta contra Getúlio e o governo provisório de São Paulo.

O desequilíbrio entre as forças governistas e constitucionalistas era grande. O governo federal tinha o poder militar e os rebeldes contavam apenas com a mobilização civil. As tropas paulistas lutaram praticamente sozinhas contra o resto do país. As armas e alimentos eram fornecidos pelo próprio estado, que mais tarde conseguiu o apoio do Mato Grosso.

Cerca de 135 mil homens aderiram à luta, que durou três meses e deixou quase 900 soldados mortos no lado paulista - quase o dobro das perdas da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora o movimento tenha nascido de reivindicações da elite paulista, ele teve ampla participação popular. Um dos motivos foi a utilização dos meios de comunicação de massa para mobilizar a população. Os jornais de São Paulo faziam campanha pela revolução, assim como as emissoras de rádio, que artingiam audiência bem maior.

Até hoje, a história da Revolução de 32 é mal contada. Ou, pelo menos, é contada de duas formas. Há a versão dos governistas (getulistas) e a dos revolucionários (constitucionalistas). Durante muito tempo, a versão dos getulistas foi a mais disseminada nos livros escolares do país, mas hoje, com uma maior participação dos professores na escolha do material didático, a história também já é contada sob a ótica dos rebeldes.

A importância do movimento é incontestável. Seu principal resultado foi a convocação da Assembléia Nacional Constituinte, dois anos mais tarde. Mesmo assim, a Revolução de 32 continua como um dos fatos históricos do país menos analisados, tanto no tocante às causas quanto em relação às suas conseqüências. Os livros didáticos ainda trazem pouco sobre o tema.


Mausoléu dos Voluntários de 32 - Campinas-SP
Grandioso mausoléu com forma de bandeira paulista e que apresenta na partecentral a figura em bronze do Soldado Constitucionalista, encimado pelo brasão de São Paulo e pelos versos, também em bronze do poeta campineiro Guilherme de Almeida. Em cada uma das colunas menores, inscreve-se o nome de um soldado campineiro morto em combate. Executado pelo escultor Marcelino Velez. O movimento revolucionário eclodido em 1932, em São Paulo, visando a constitucionalização do país, empolgou o povo paulista que se bateu unânime contra a ditadura reinante.

O Monumento
No concurso aberto para construção do monumento "Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32" (Obelisco), obteve o primeiro lugar o projeto de Galileu Emendabile, escultor italiano; o engenheiro Mário Pucci foi o responsável pela parte técnica das obras do monumento.
Esse monumento compõe-se de um obelisco de mármore travertino romano e de uma cripta, em formato de cruz grega. O viaduto que contorna o monumento aos heróis da Revolução de 32, e ainda o que fica próximo ao Pavilhão da Bienal, receberam nomes bastante significativos aos paulistas que veneram os heróis da epopéia de 1932; o general Euclides Figueiredo e o general Júlio Marcondes Salgado.
Emendabili construiu o obelisco com 72 metros de altura e esculturas em alto-relevo aplicadas nas faces. Apesar de ter sido inaugurado em 9 de julho de 1955, próximo ao parque do Ibirapuera, o monumento só foi concluído em 1970.

Fonte: Blog Café História: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blog/show?id=1980410%3ABlogPost%3A1046182

28 de mai. de 2013

MEMÓRIA DE ELEFANTE!


Qual a melhor forma de memorizar algo?


Como fazer para conseguir reter e principalmente lembrar a informação no momento oportuno?



Após ler esse texto, você terá a fantástica capacidade de memorizar tudo àquilo que precisar (caso ainda não utilize a ferramenta que iremos apresentar).



Existem técnicas de memorização que se aprendidas, exercitadas e lembradas podem e devem ser utilizadas pois trazem benefícios para a memória. Há também a possibilidade de se utilizar gravadores de voz e até de vídeo que registram tudo e mais um pouco (hoje tem até programas para telefones celulares disponíveis com esses recursos) mas seu uso também necessita de aprendizado.



Porém a minha dica, da melhor forma de memorizar informações deixando-as acessíveis constantemente sem depender de baterias ou outros recursos mais elaborados creio ser mais simples, prática e objetiva.



Há essa altura você já teve estar imaginando qual será a minha dica! Não é novidade, não é digital e tão pouco nano... estou falando dos bom e velho papel e caneta!



Anotar, escrever o que estamos recebendo de informações de forma pessoal, é a melhor ferramenta para lembrar-se das informações, pois além de poder facilmente consultar (basta abrir o caderno) e envolver um número maior de sentido no processo de reter a (informação: Audição, tato e visão) é feita por você, com a sua linguagem específica e com os pontos que você está apontando e destacando.



Tenha o hábito de ter sempre a mão duas simples e acessíveis ferramentas de memorização: Papel (Caderno, agenda, bloco de notas) e caneta e garanta (caso utilize) uma memória de Elefante!

22 de mai. de 2013

Você devolveria o Peixe?!

Era uma linda noite de lua cheia, que antecedia a abertura da temporada de pesca. O pai levou seu filho de 11 anos para aprender a pescar no lago próximo ao chalé da família. No trapiche, o menino demonstrando habilidade colocou a isca no anzol e o lançou para o lago. Logo, o caniço ficou pesado, depois o caniço vergou... Então, ele teve certeza de que havia pescado seu primeiro peixe. Com todo cuidado, o menino puxou e tirou da água um enorme e lindo peixe.
O pai, todo orgulhoso, olhou o menino e depois para o peixe. Porém, neste instante ele sabia que aquele tipo de peixe só podia ser pego durante a temporada. O pai acendeu um isqueiro,
percebeu que faltava pouco menos de duas horas, para abertura da temporada. Então, começou um diálogo com o seu filho que se deu dessa forma:
- Filho, é importante que você devolva o peixe ao lago.
- Mas, papai olha que peixe lindo...
- Meu filho, vai aparecer outro.
- Pai, mas não será tão bonito como este.
- Meu filho, a temporada de preservação começou, devolva o peixe ao lago.
- O garoto ficou descontente e olhou à volta do lago. Como não havia outros pescadores ou embarcações à vista, insistiu, dizendo: Pai, eu sei que vai aparecer outro, mas não tão bonito e tão grande quanto este. Olha só pai, está tudo escuro, não tem ninguém aqui por perto, ninguém vai ver.
- O pai, um líder verdadeiro, mais uma vez com olhar convicto e voz firme disse: Filho é importante que você devolva o peixe ao lago. Vai aparecer outro.
Neste instante o menino já sabia que pela firmeza do olhar e pelo tom da voz do seu líder, não tinha mais negociação.. Então, com cuidado, ele tirou o anzol da boca do lindo e enorme peixe devolvendo-o ao lago. O peixe se movimentou rapidamente e desapareceu. Naquele momento o menino teve a certeza de que jamais pegaria um peixe tão especial quanto aquele.
Meus comentários:
Isso aconteceu nos EUA, há mais de 40 anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O lago ainda está lá e se tornou o lugar onde ele leva seus filhos para pescar. A sua intuição estava correta, nunca mais conseguiu pescar um peixe tão bonito como o daquela noite.
Porém, ele sempre vê aquele peixe todas as vezes que necessita tomar alguma decisão que envolva vencer ou perder ou quando se depara com questões que exijam caráter e ética. Esse é um menino soube aproveitar a pequena oportunidade que teve e se tornar um arquiteto vencedor.
Porque o seu pai um - líder verdadeiro - lhe ensinou lições eternas:
· O líder verdadeiro é sempre a mesma pessoa. No claro e no escuro, quando ninguém está olhando;
· Para vencer é preciso diferenciar o certo do errado e sempre escolher fazer o que é certo, pois atitudes certas como esta só é possível quando, desde criança, se aprende com líderes verdadeiros a devolver o peixe ao lago.
Para vencer é preciso ter caráter e ética; pois o
·
caráter e a ética são como dinheiro e ouro, tem o mesmo valor em qualquer parte do nosso planeta.
No nosso dia-a-dia, tanto na vida pessoal como na profissional, podemos escolher como vamos nos comportar diante das mais variadas situações, pois há uma espeço com um mundo de opções entre o estímulo que nos atinge e a reação que escolhemos ter e é neste espaço que o caráter e a ética se apresentam. Então saiba que a ética é o que você faz quando todo mundo está olhando e o que você faz quando ninguém está olhando chama-se caráter.
Reflita!

11 de mai. de 2013

DOUTORADO EM ESTRATÉGIA...

Zezão parou o caminhão na frente da loja do Seu Kaled e falou:

- Seu Kaled, tem aqui um caminhão de arroz sem nota pela metade do preço, o senhor aceita?

- Claro que Kaled aceita - e vira-se para o filho.

- Kaledinho, vai bra esquina e se abarecer fiscal vem corendo avisar babai.

Começam a descarregar e, no meio, aparece Kaledinho:

- Babai!... Fiscal vem vindo!!!

- Bára tudo e volta caregar - grita Kaled.

Chega o fiscal:

- Venda grande não é seu Kaled?

- Ôh ôh, melhor venda do ano que Kaled feiz...

- E isso aí tem nota?

- Ainda num tem nota borquê Kaled está esberando carega bra ver quanto mercadoria cabe na caminhon... daí, Kaled tira nota.

- Não pode! diz o fiscal. A nota fiscal tem de ser emitida antes de carregar!

- Ah!.... Antão bára tudo, que Kaled non qué brobrema com receita!...

- Volta, volta, descarega tudo caminhón e guarda lá dentro do loja.

10 de mai. de 2013

Professor O Julgamento

PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO
(Jô Soares)
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor! Se É jovem, não tem experiência. Se É velho, está superado. Se Não tem automóvel, é um pobre coitado. Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'. Se Fala em voz alta, vive gritando. Se Fala em tom normal, ninguém escuta. Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'. Se Precisa faltar, é um 'turista'. Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Se Não conversa, é um desligado. Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato. Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor. Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno. Se Escreve muito, não explica. Se Explica muito, o caderno não tem nada. Se Fala corretamente, ninguém entende. Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Se Exige, é rude. Se Elogia, é debochado. Se O aluno é reprovado, é perseguição. Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
Se Não conversa, é um desligado. Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato. Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor. Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno. Se Escreve muito, não explica. Se Explica muito, o caderno não tem nada. Se Fala corretamente, ninguém entende. Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Se Exige, é rude. Se Elogia, é debochado. Se O aluno é reprovado, é perseguição. Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É ........ o professor está sempre errado, mas se conseguiu ler até aqui, é graças a ele!

5 de mai. de 2013

Analise de Aroldo Dutra Dias

Aroldo Dutra Dias comenta que: O maior problema do ser humano é ter certeza quando está errado. O maior discurso da ignorância é ter razão de tudo, e o maior discurso da sabedoria é não ter certeza de nada pois assim sempre busca entender e aprender. Deus fala com a gente pelo coração e quando abrimos o coração (mesmo em desespero quando nos assumimos incapazes de lidar com os desafios da vida) ouvimos a vós Divina que existe dentro de nós; nos tornando assim permeáveis ao Amor do Pai Celestial.
O Amor não tem razão (Drumond de Andrade escreveu as sem razões do Amor) ele se basta e é irracional porém é a água viva de Jesus em nossas vidas que definitivalente sascia a nossa sede de vida.
Deus nos fala através das pessoas e das circunstâncias em nossas vidas.

1 de mai. de 2013

Punição X Educação diferenças significativas

Atualmente a legislação de trânsito é rigirosa e abrangente no que diz respeito a autuação com multas. Mas como estão sendo realizados investimentos na educação prévia  que atua na prevenção  e não  na repreensão?! Na imagem dessa postagem podemos observar que para a fiscalização e para a multa o cinto de segurança está garandido (o condutor não será multado pela falta de uso do cinto de segurança)  porém será que ele está educado? O que levou esse motorista a usar o cinto sobre seu corpo sem engatar garantindo assim a sua segurança?!  E não  é defeito do cinto, pois nem tentar prender ele tentou.
A busca da eficácia está em atender o recebimento de multas ou de educar o comportamento dos cidadãos! Reflita nas ações que estão ao seu alcance e faça a diferença  de forma positiva na vida das pessoas!

O tio Tonico

Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, disse: -Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um ...