25 de jan. de 2011

Weltenburger Kloster - Mosteiro que produz as melhores e mais antigas cervejas do mundo desde 1050!



Conheça o mosteiro que há mais tempo fabríca cervejas!  É possível encontrar essas delícias aqui no Brasil através das revendas do Grupo Petrópolis!

24 de jan. de 2011

Papel de Líder em Desenvolvimento de Competências

Liderar é manter-se em adversas situações como referencial a ser seguido por pessoas com boa vontade suficiente para fazê-lo. Na atividade individual de desenvolvimento de competências cabe ao Líder continuar a ser esse referencial; e como comportasse nesse cenário onde as competências só podem ser desenvolvidas por cada pessoa individualmente? Vejamos algumas dicas para colaborar com o desenvolvimento de nossos colaboradores:

Permita aprender! Permitir aprender não é só não atrapalhar, muito mais que não obstruir o caminho de seu liderado o verdadeiro líder deve buscar sempre ensinar! Ensinar em aparecer, sem vaidade, sem obrigação imposta, sem medo de perder pois quem se propõe a ensinar só tem a ganhar!

Acredite que são capazes! - O bom líder é como o general onde a tropa reflete o comandante, portanto incentive o desenvolvimento de seus liderados, comente sobre situações que suas experiências puderam observar (passadas com você, com outros e com até seu liderado) e que possam servir de ilustração para o desenvolvimento necessário no momento.

Quebre a barreira do medo! - O Medo (de errar, de arriscar, de assumir responsabilidade, ...) é o mais forte entrave para buscarmos algo que ainda não conquistamos, pois quem pensa no medo erra, mas quem pensa em acertar, mesmo que possa errar chega ao acerto.

Valorize as pequenas iniciativas! - Ajude-o a ver que seu esforço está valendo a pena continuar, que com persistência e dedicação real o resultado esperado estará cada vez mais ao seu alcance.
Amplie a visão! - Ter mais informações que permitam ver mais subsistemas ou todos os sistemas envolvidos na empresa amplia a capacidade de percepção (Visão holística), potencializando as iniciativas do colaborador, encorajando-o, pois a fresta da porta que vislumbramos nos impulsiona na vontade de atravessá-la.

Faça seu colaborador sentir-se parte real de algo maior! - Quando nos sentimos realmente envolvidos em algo maior do que nós mesmos temos a fantástica sensação de ser útil e isso é de que contam conosco e não queremos deixar na mão quem conta conosco.

Empatia! - Saber que realmente sabemos algo quando ensinamos é ser sábio para também se colocar no lugar do próximo e perceber qual é verdadeiramente a ajuda necessária e o momento adequado para sugeri-la discretamente como se fosse idéia do outro.

Lidere a si mesmo para outros poder liderar!
Sucesso!!!
Luciano A Serrano

O tio Tonico

Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, disse: -Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um ...