18 de mar. de 2009

Liderança pede preparação










OLÁ!  

Façamos uma pausa para escolher três dos assuntos abaixo,há realizar nos próximos meses:

1.    Desenvolver as verdadeiras características de um líder.

2.    Tornar-me mais organizado e administrar meu tempo de forma eficaz.

3.    Ter sucesso nos processos de recrutamento e seleção.

4.    Passar a me comunicar melhor com meus funcionários.

5.    Aprender a incentivar e motivar cada integrante de meu time.

6.    Entender como remunerar meus colaboradores adequadamente.

7.    Descobrir como estabelecer metas e vendê-las ao meu time.

8.    Estar por dentro das técnicas mais modernas do mercado para treinar meu time.

Um líder que não esteja preocupado com seu crescimento e sucesso de sua equipe certamente não lerá até o fim. Mas um líder como você certamente terá dificuldade de escolher apenas três opções, pois todas são grandes desejos daqueles que buscam sucesso nos negócios. Muitos já realizaram esses desejos. Sabe como? 

Melhorando sua capacidade de liderança a todo instante

Novos produtos, serviços, tecnologias, mudanças nas legislações, concorrência e necessidade de cumprir metas fazem com que o cotidiano do líder seja extremamente complexo, deixando-o sem foco no que é mais importante: cuidar de sua equipe. A conseqüência natural disso são colaboradores despreparados e desmotivados. E você não quer isso, certo? Então:


» Comunique-se bem com seus funcionários.  A responsabilidade da comunicação é de quem comunica; portanto prepare-se e leve em consideração o perfil de quem será seu interlocutor. Prepare um “clima”, direcionando a atenção de quem lhe ouve para o assunto que será abordado por ti e, somente quanto conquistar essa atenção, efetive a comunicação desejada.


» Conduza reuniões eficazes – Toda reunião deve ter um responsável, que deve planejá-la assim que decidir promovê-la. A reunião tem de ter tempo definido (horário de início e término) que deve ser respeitado. Seus participantes devem ser informados previamente sobre o que se espera deles, assim poderão preparar as informações ou contribuições com antecedência. E o mais importante: só convoque uma reunião quando não houver outra forma mais simples para atingir o objetivo.Conduza reuniões eficazes.


» Crie valor para sua equipe – Os líderes se empenham em conhecer cada colaborador e entender suas necessidades. Também analisam a satisfação deles com a mesma freqüência que verificam a dos clientes, pois têm consciência de que a cultura e os valores da empresa, estilo de liderança e os sistemas de recompensa interferem diretamente na competitividade e resultados da organização. Crie valor para sua equipe.


»feedbacks corretos e eficazes. Para isso se faz necessário utilizar critérios pré-estabelecidos, escrever as avaliações, formando assim um banco de dados sobre o desempenho do colaborador e criando base para um feedback coerente onde a avaliação será dele sobre ele mesmo.


» Delegue sem medo. Delegar é confiar, delegar não isenta o líder da responsabilidade, mas permite compartilhar a noção de responsabilidade e elevando a compreensão do time sobre os riscos e desafios envolvidos, permitindo que o envolvimento se desenvolva para o comprometimento.


» Demita sem culpa – Não existe uma fórmula ideal para demitir colaboradores. Isso pode mudar de acordo com a empresa, líder, equipe, colaborador e razões da demissão. No entanto, se você fundamentar o processo de demissão em respeito ao próximo, transparência nas ações e honestidade nos pagamentos do que é devido, terá encontrado a forma ideal e eficaz de encerrar o ciclo de trabalho de um funcionário que, em alguns ou vários momentos, foi importante para sua empresa.


» Estimule a criatividade da equipe.  Estimular é envolver, permitir a participação estimulando a observação mais ampla do assunto em questão por todos os integrantes do time. Criatividade não é algo do outro mundo ou inato. Ser criativo envolve apenas o exercício constante de rever as convenções usuais e utilizar o que está a seu alcance de forma diferenciada, não limitando e principalmente observando sem pré-conceitos. Repare que quando nos deparamos com algo considerado criativo, boa parte que o compõe já tínhamos visto só que diferente, em outra situação. Criatividade é permitir-se ampliar a percepção do potencial de tudo que está ao nosso redor.


» Incentive mais e cobre menos. Cobrança demasiada desgasta e afasta os colaboradores do real propósito, pois ao invés de aproximá-los dos objetivos focando as tarefas, desviamos a atenção e o foco para a cobrança em si. Já incentivar, através do envolvimento do time com as necessidades, mostrando as possibilidades e benefícios que serão proporcionados pela missão cumprida permite que exista sinergia.


» Motive com reconhecimento – Embora o dinheiro seja importante, o reconhecimento
cuidadoso e pessoal pela execução primorosa de uma tarefa ou atividade está entre os
recursos mais poderosos para elevar o entusiasmo, melhorar o desempenho e aumentar a retenção dos colaboradores. Tudo isso necessita de preparação constante, buscando, todo momento, o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades.

 Se gostou, faça como eu, multiplique!

O tio Tonico

Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, disse: -Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um ...